Jaru: Agentes penitenciários e Goe participam de capacitação para o uso de Spark e carabina CT.40

Fonte: Jaru Online

cursoAgentes penitenciários do município de Jaru, participam de um curso especializado para o uso de armamento carabina CT.40, e de dispositivo elétrico incapacitante (Operador de Spark). As aulas de Spark também foram ministradas a policiais militares do GOE.

O curso foi oferecido pela Secretaria de Estado de Justiça – Sejus, através da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep), e foi realizado dos dias 26 a 28, nas dependências do Sintero.

O diretor da Escola Penitenciária, Cláudio Negreiros, na conclusão da capacitação dos agentes no uso da carabina CT.40, ressaltou a importância da especialização para o uso adequado e com segurança da arma, que é seu instrumento de trabalho.

Na quinta-feira, após as aulas teóricas do dispositivo elétrico incapacitante, que ofertou ao agente conhecimentos do dispositivo e sua parte elétrica, aconteceu as aulas práticas, sendo desenvolvidos treinamentos operacionais que permitiu aos alunos serem submetidos a uma descarga elétrica de dois a cinco segundos.

O coordenador pedagógico do curso, Gean Lima, destacou que a Sejus, está investindo em tecnologias menos letais, onde o uso da arma de choque também conhecida como Taser, será prioritário para imobilizar pessoas.  O coordenador informou ainda, que, a Secretaria de Segurança objetiva capacitar agentes penitenciários das 52 unidades prisionais do Estado de Rondônia, para então receberem o novo dispositivo e incorpora-las aos seus armamentos de trabalhos.

O Diretor da Casa de Detenção de Jaru, Fred Barbosa, avaliou positivamente o curso oferecido, que oportunizou aos agentes novos conhecimentos e qualificação para realização de um serviço mais especializado no setor.